Página InicialFaça uma busca em nosso site Idiomas: Site em Português Site in English Página en español
 
 
GT ONLINE
Área exclusiva para clientes:
Login:
Senha:
APLICATIVOS GT
Área restrita
Login:
Senha:
 

Home E-mail Mapa do site
Elevadores - Itens de Segurança

Escolher o melhor elevador significa também escolher o mais seguro. A Tensor tem uma preocupação especial por itens de segurança, pois sabe que a seriedade faz parte de qualquer obra bem executada. Veja abaixo alguns destes itens:

1 - Alarme sonoro de movimento
O Alarme Sonoro de Movimento é uma novidade trazida da Europa. Trata-se de uma sirene bitonal de longo alcance que emite um sinal sonoro advertindo as pessoas do perímetro que a cabina está em movimento, subindo ou descendo.

2 - Cabina do operador
Visando sempre a segurança para seus usuários, os elevadores do Grupo Tensor possuem uma exclusiva cabina para o operador, que foi patenteada e hoje garante melhor visão e maior segurança na hora de operar o elevador. Na cabina, o operador possui um assento ergonômico especialmente projetado para facilitar o trabalho.
O Grupo Tensor, além de atender todas as normas de segurança, permite que o espaço útil da cabina seja totalmente livre para transporte de carga ou usuários.

3 - Escada de emergência
Posicionada em local de fácil acesso para permitir que o usuário do elevador possa sair da cabina com maior facilidade, rapidez e segurança.



4 - Freio de emergência principal
O Freio de Segurança atua de forma centrífuga e é acionado quando o elevador ultrapassar a velocidade pré-estabelecida para funcionamento.
O Freio de Segurança do Grupo Tensor possui um sistema inovador que trabalha com uma engrenagem principal e duas engrenagens satélites que atuam simultaneamente quando o sistema for solicitado dividindo a carga em 2 pontos, garantindo um melhor fator de segurança.

5 - Freio de emergência suplementar
É instalado somente em elevadores cuja capacidade de carga é superior a 1550 kg e seu acionamento é simultâneo com o freio de emergência principal.


6 - Guarda corpo
Na parte superior da cabina é instalada uma proteção metálica na altura de 1,20 m, com rodapé de 0,20 m para permitir que os técnicos ou usuários tenham total segurança quando permanecerem sobre o teto para montagem ou manutenção.
           
7 - Identificação do elevador
A identificação do elevador está posicionada em local de fácil visualização, exibindo de forma mais clara as especificações do equipamento. A identificação é recoberta por uma proteção que permite uma maior durabilidade.

8 - Iluminação da cabina
Os elevadores do Grupo Tensor possuem iluminação interna instalada no teto da cabina para não prejudicar o desenvolvimento do trabalho dos usuários em caso de condições de baixa luminosidade.


9 - Interruptor de segurança de sobrevelocidade do freio
O Freio de Segurança possui dois interruptores que são montados de forma a realizar a supervisão da sua própria conexão, garantindo que após o acionamento o sistema possa ser totalmente desligado não somente o comando, mas também os motores.

10 - Limitadores do carro da cabina
(posição independente). Este limitador é instalado para verificar a presença da cremalheira no percurso da torre e pára imediatamente o elevador na falta da mesma.

11 - Limitadores de percurso de descida
O limitador de percurso de descida indica e pára a cabina no extremo inferior, nivelando o piso da cabina com o piso do andar.


12 - Limitador de percurso de subida
O limitador de percurso de descida indica e paralisa a cabina no extremo superior nivelando o piso da cabina com o piso do andar.

13 - Limitador de segurança de percurso de subida e descida

O limitador de segurança de percurso é instalado como um supervisor dos limitadores de percurso de subida e descida e é acionado no caso de falha dos mesmos.

14 - Limitador de segurança de final de percurso
Este limitador é instalado de forma que fica isolado dos demais e só será acionado caso haja alguma falha nos componentes dos itens 10, 11, 12 e 13.


15 - Lacre de integridade do freio
O Freio de Segurança possui um lacre que garante a integridade do sistema garantindo ao cliente que o freio foi testado internamente na fábrica e no local onde foi instalado com presença de um responsável pela obra. Todos os lacres instalados nos Freios do Grupo Tensor possuem uma codificação que permite sua rastreabilidade, informando a data do seu último teste realizado e data de fabricação.

16 - Limitador de segurança da saída de emergência
Na saída de emergência é instalado um sensor de segurança que garante que a cabina não se movimente enquanto a saída de emergência estiver aberta, ou seja, enquanto estiver sendo utilizado o acesso superior da cabina.

Mesa de Comando
A Mesa de Comando do Grupo Tensor foi elaborada especificamente para garantir a melhor segurança para seus usuários:


17 - Chave (liga/ desliga) acionadora da iluminação
18 - Sinalização luminosa de comando ligado
19 - Chave liga e desliga o comando
20 - Botão de emergência (stop)
21 - Botão de acionamento para subida do elevador
22 - Botão de acionamento para descida do elevador
23 - Botão Libera
24 - Botão de Nivelamento de descida
25 - Botão de Partida para evitar acionamento involuntário
26 - Sinalização luminosa da porta da cabina aberta
27 - Sinalização luminosa do SSC (SCR) acionamento
28 - Sinalização luminosa doSEFP (LFC) acionado
29 - Sinalização luminosa do dispositivo térmico acionado
30 - Sinalização sonora de chamada
31 - Sinalização luminosa de chamada

 

32 - Módulo terminal
A torre do elevador é constituída de módulos com altura de 1508mm. A torre possui no seu término um módulo sem cremalheira chamado de "módulo cego", que trabalha como item de segurança no caso dos sensores de final de curso não funcionarem.

33 - Motor/Redutor de última geração
O Motor possui freio tipo eletromagnético a disco com dupla superfície de atuação de frenagem. O motor trabalha com alimentação trifásica 440v CA 60HZ com grau de proteção IP 65, conforme normas NBR 7094.

34 - O Redutor é composto de eixos paralelos.


35 - Limitador da porta da cabina
É instalado em cada uma das portas da cabina um interruptor que avisa quando a porta não está devidamente fechada, acionando uma sinalização luminosa na mesa de comando (26) e impedindo o deslocamento do elevador até que as portas da cabina estejam fechadas.

36 - Trava mecânica da porta da cabina
Em cada uma das portas da cabina é instalada uma trava mecânica de forma a garantir maior segurança aos usuários contra uma abertura indesejada.


37 - Rampa da cabina - tipo manual
Na cabina é instalada uma rampa basculante cuja finalidade é facilitar o acesso de usuários ou materiais nas paradas programadas do equipamento.


38 - Saída de Emergência
A cabina do Grupo Tensor é dotada de um sistema de acesso superior que permite a saída do usuário em caso de emergência no qual seja impossível a utilização das portas.


39 - Sistema de amortecimento
Na base metálica é instalado um sistema de molas de amortecimento que permite uma parada da cabina suave no caso de um possível escorregamento.


40 - Porta manual
Como um "PortaLuvas" de um veículo, o "Porta Manual" dos elevadores do Grupo Tensor está fixado ao lado da porta da cabina. Nele podemos guardar o Livro de Inspeção e o Manual do equipamento que contém todas as informações de operação, instalação e montagem do elevador.

41 - Pinos de segurança do carro
São instalados quatro pinos no carro do elevador que são itens de segurança no caso de uma eventual quebra dos roletes.



42 - Porta de pavimento
É instalado em cada porta de pavimento um interruptor que avisa quando a porta não está devidamente fechada, impedindo o deslocamento do elevador até que a porta de pavimento esteja devidamente fechada.


43 - Trava mecânica da porta pavimento
Trava mecânica possui um sistema que só permite a abertura da porta de pavimento apenas pelo operador ou usuário da cabina do elevador, impedindo assim a abertura indesejada de um usuário.



44 - Botoeira de pavimento

Na porta de pavimento é instalada uma botoeira que possui um sistema de sinalização sonora (30) e sinalização luminosa (31) na mesa de comando que avisa ao operador a solicitação de chamada.


45 - Proteção do motor

É posicionada sobre a motorização uma proteção que garante a integridade do motor, proporcionando maior segurança aos usuários.



46 - Proteção da base metálica
É instalada em torno da base metálica uma proteção que impede o trânsito de usuários em baixo da cabina, evitando acidentes e garantido a segurança dos usuários.


Quadro de Comando
47 - Proteção termognética contra curto-circuito (local e remoto).
48 - Proteção térmica contra sobre carga.
49 - Supervisão de falta de fase.
50 - Proteção contra circuito acidental conforme ABNT 5410
51 - Conexão através de tomadas multipolares.


Saída de emergência
A cabina do Grupo Tensor é dotada de um sistema de acessosuperior que permiti a saída do usuário em caso de emergência quando for impossível a utilização das portas.

Itens de segurança opcionais

52 - Conjunto conversor de frequência
53 - Fecho eletromecânico
54 - Sensor de excesso de carga
55 - Sistema de paradas automática
56 - Batente superior de segurança
57 - Batente inferior de segurança
58 - Chave de acionamento por cabo do guarda corpo
59 - Botoeira com display com identificação de chamada
60 - Sistema de abertura da porta da cabina automatica

Grupo Tensor
11 2955-1022

contato@grupotensor.com

Clique sobre a região para entrar em contato

Estado de São Paulo

MATRIZ - SP
Av. Educador Paulo Freire, 293
Pq. Novo mundo - 02187-110
São Paulo - SP
11 2955.1022

CDN - Itaquá
Estrada de Santa Isabel, 3550
Jardim Odete - 08550-000
Itaquaquecetuba - SP
11 4646.7575

CAMPINAS
Rua Dr. Elton César, 366
Chácara dos Amarais - 13082-025
Campinas - SP
19 3245.0788

Estado do Rio de Janeiro

Estrada São Lourenço, 960
Chácara Rio Petrópolis - 25243-150
Duque de Caxias - RJ
21 3656.4077

Região Nordeste

Av. Gov. Paulo Pessoa Guerra, s/nº
Lote 8 - Quadra D - Distrito Industrial
53520-820 - Abreu e Lima - PE
81 3542.1078
Saiba mais:
www.escoramentos-tensor.com.br | www.formas-concreto.com.br | www.elevadores-para-obra.com.br | www.gruas-tensor.com.br